Em meio à escalada de tensões, Irã e EUA se reúnem neste sábado para discutir acordo nuclear.
As negociações serão conduzidas pelo chefe da diplomacia omanita, Badr al Busaidi.
Em encontro marcado para este sábado (12), autoridades do Irã e dos Estados Unidos se reunirão em Omã para discutir um acordo nuclear, em meio à escalada de tensões entre os dois países, com trocas de ameaças e acusações.
De acordo com o g1, as negociações serão conduzidas pelo chefe da diplomacia omanita, Badr al Busaidi. No encontro, a delegação dos Estados Unidos será liderada pelo enviado americano ao Oriente Médio, Steve Witkoff. Já o Irã estará representado pelo ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.
Os Estados Unidos tentam convencer o Irã a interromper ou restringir seu programa nuclear em andamento desde que o presidente Donald Trump retornou à Casa Branca este ano e impôs uma política de pressão máxima contra o Irã. Trump determinou uma série de sanções ao país para dificultar o avanço do programa nuclear iraniano.
Isso porque, o temor dos Estados Unidos é que o Irã desenvolva uma arma nuclear e, segundo a ONU, o país está próximo desse objetivo. O governo iraniano, por outro lado, nega a intenção de produzir artefatos do tipo e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos e civis.
Trump tem afirmado que pode atacar o Irã caso as negociações fracassem. O governo iraniano, por sua vez, declarou que responderá a qualquer agressão e admitiu que poderá buscar uma arma nuclear caso seja alvo de bombardeios dos Estados Unidos.
Fonte: Metro 1
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: